Pipa, eleita como uma das 10 mais belas praias do Brasil, conhecida internacionalmente, faz parte do litoral sul, localiza-se no município de Tibau do Sul a 90 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.
A paradisíaca Pipa oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento, com a exuberância da natureza, o ecoturismo se faz presente em Passeios de buggy, quadriciclos, “pau de arara”, trilhas na mata atlântica e na praia, arvorismo, surf, mergulho, entre outras opções de passeios para desfrutar desse lindo lugar.
A tranquilidade e o descanso também nos reserva experiências inesquecíveis, uma caminhada despretensiosa pela praia com um banho de mar avizinhado pelos golfinhos, uma visita ao “chapadão”, lugar mais perto das nuvens, único, varanda para o mar aberto onde os seus olhos se encontram com o horizonte, o vento lhe arrebatando o pensamento e deixando uma sensação de paz, numa visão surreal da praia do amor. E por falar em praia, a baía dos golfinhos com seus moradores ilustres é espetáculo garantido, a praia do madeiro com sua interminável escadaria compensada pelo lindo visual que se descortina aos poucos diante de seus olhos, simplesmente, sentar-se diante da imensidão do mar e beber água de coco é algo que não se pode deixar de fazer em nome do prazer. 


O vilarejo de pescadores se transformou em um lugar onde se misturaram moradores nativos (pipenses) e turistas da todas as partes do mundo e a melhor maneira de vivenciar essa mistura é fazendo parte dela. Passear à noite pelas suas ruas repletas de bares, restaurantes, lojas de artes e artesanatos é uma boa forma de conhecer a noite mais badalada do Rio Grande do Norte.
Os eventos culturais são atrações à parte, o festival de bossa e jazz apresenta oficinas, palestras e cursos para a troca de experiências entre músicos renomados, amadores e a comunidade. Já o carnaval vira um refúgio tranquilo, longe dos agitos costumeiros dos grandes centros carnavalescos, somente a quarta-feira de cinzas com a alegria e a descontração dos blocos carnavalescos de rua interferem nesse refúgio. O festival gastronômico de Pipa reúne cozinheiros de nível internacional trocando experiências com aprendizes através de cursos e oficinas, resultando em pratos principais, petiscos e sobremesas que deixam os visitantes com água na boca e maravilhados com os resultados.
São por esses motivos que citamos a praia de pipa como a “inesquecível e paradisíaca Pipa”.
Por Meirefran Silva Turismóloga que “pipou” e continuará “pipando”.  Pipe você também!  

Fotos: Canindé Soares