A Praia de Maracajaú (Maxaranguape), é uma pequena vila de pescadores que fica no litoral norte a 55 km de Natal.

Devido a suas águas límpidas e transparentes, Maracajaú é mais conhecida como o “Caribe Brasileiro” por causa dos seus “Parrachos”, nome que os nativos deram aos corais que estão a sete quilômetros da praia, são treze quilômetros quadrados de área preservada e controlada, esse fabuloso ecossistema é berçário de centenas de espécies, suas águas mornas, que varia entre 25 à 29 graus, são cristalinas e proporcionam uma experiência única de interação com a exuberante vida no local considerado um dos mais belos ecossistemas marinhos do Brasil. O mergulho nesse verdadeiro aquário natural, com uma grande variedade de peixes multicoloridos, é um universo a ser explorado e de uma beleza indescritível. Mergulhar nos Parrachos é uma verdadeira aventura com duração média de duas horas e profundidades que variam de 1 a 4 metros na baixa mar, um dos melhores lugares para fazer o “batismo”, mergulho para iniciantes e que não requer nenhuma experiência anterior.

Mergulho nos Parrachos de Maracajaú      (Foto: Canindé Soares)

A gastronomia em Maracajaú é muito diversificada, os restaurantes servem comidas nacionais, internacionais, típicas e caseiras. Vale a pena experimentar os peixes e crustáceos frescos e pescados por pescadores da própria comunidade local. Não deixe de apreciar a cocada de coco verde, uma iguaria inesquecível.

Mais nem só de mergulho vive a praia de Maracajaú, a emoção leva o turista a outros lugares interessantes como: passeio pelas dunas móveis e fixas com passagens por locais de areias coloridas, passeio de Buggy, passeio de quadriciclo, passeio a cavalo e passeios a pé pelas trilhas ecológicas, sempre acompanhado de um guia local, visitar a “árvore do amor”, arvores que cresceram entrelaçadas, e segundo os nativos o casal que se beijar embaixo do arco formado pelos troncos das árvores jamais se separará e o fabuloso Ma-Noa Park, parque aquático à beira-mar com atrações para “crianças” de todas as idades. Para quem vai passar mais tempo nesse paraíso, desfrutar de tudo isso precisa-se de pelo menos três dias, acordar cedo e apreciar o sol e o canto dos pássaros é uma boa pedida.

A praia de Maracajaú fica próxima a atrativos turísticos do litoral norte, como Genipabu, Jacumã, Pitangui, Punaú, Touros, São Miguel do Gostoso, entre outros.

O artesato em Maracajaú é criativo e comercializado em pequenas lojas.

Os passeios para mergulho são feitos por empresas locais, que oferecem traslados em lanchas (15 minutos) ou catamarãs (30 minutos), nos “flutuantes”, embarcações de apoio que ficam atracadas nos parrachos, são oferecidos drinques e petiscos.

Se puder dar uma volta pelo vilarejo vai descobrir um povo simpático e hospitaleiro, com histórias e personagens que valem a pena conhecer.

A praia de Maracajaú tem uma boa estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, parque aquático e passeios.

Visite Maracajaú e se encante com tamanha beleza!

 

José Maria Pinheiro - DRT 2001-RN

Fotos: Canindé Soares