O Maior Cajueiro do Mundo fica na Praia de Pirangi, município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. É uma excelente opção de passeio, pois além de ser uma das atrações turísticas mais visitadas, fica próximo a Ponta Negra, local onde se concentra a maior oferta hoteleira da capital. Seguindo pela Rota do Sol em direção ao litoral ao Sul de Natal, distante 10 km. Melhor dizendo, quando avistar um burburinho de guias locais na beira da estrada oferecendo passeios e uma árvore de baixo porte invadindo a pista com seus galhos e folhas verdes e brilhantes, é ele: o nosso gigantesco Cajueiro de Pirangi!

Esse fenômeno da natureza, tem aproximadamente 8.500 metros quadrados de uma única árvore, segundo o Guinness Book. Ainda em crescimento, conforme especialistas da área, e produzindo uma média de 80 mil frutos por temporada, cerca de 2,5 toneladas, é visitado por mais de 500 pessoas ao dia.

Foi construído um mirante de madeira que em nada afeta a árvore, ao contrário, traz mais beleza àqueles que sobem seus dez metros para observar e comprovar a sua grandeza, tendo em vista proporcionar a visão panorâmica de toda a sua copa, sendo possível observar toda a exuberância dessa magnífica árvore.

A sua sombra abriga diversas lojinhas de artesanato, bares e restaurantes, então, depois de uma caminhada guiada por entre seus galhos, nada melhor do que se refrescar com um delicioso suco de caju.

Por Meirefran Silva,

Turismóloga do Guia Natal e apaixonada do suco de caju.

Fotos: Canindé Soares