Genipabu fica em Extremoz, no litoral norte a 20 km de Natal. As mais famosas dunas do Brasil são as de Genipabu. Nelas desfilam os mais famosos atores dessas areias, os buggys e os dromedários, interagindo com os pescadores e suas jangadas pertencentes ao local.

Saindo de Natal pela via costeira, o turista desfruta de um visual de tirar o fôlego, com um mar belíssimo de um lado e do outro uma reserva de mata atlântica preservada, de frente se descortinam as praias dos artistas, do meio e ao fundo a Fortaleza dos Reis Magos, monumento mais antigo da cidade, fundado em 1598, com sua praia de piscinas naturais. Contrastando com o antigo, a moderna ponte Newton Navarro apresenta os seus 103 metros de altura, sendo possível visualizar abaixo a praia da Redinha, nome dado pelos pescadores que em suas areias estendem as redes de pesca. No mercado da Redinha a degustação da famosa Ginga com Tapioca é obrigatória, uma iguaria típica do lugar.

  

Os buggys deslizam em fila, levando seus ocupantes para uma aventura inesquecível, as dunas são o seu habitat, e a pergunta é: com emoção ou sem emoção? Mais emoção ainda está por vir, pois o turista pode se sentir um xeique no passeio de dromedários ou simplesmente deslizar no esquibunda. Certamente esse dia será lembrado e curtido com muitos clicks. Em Genipabu a diversão é garantida!

  

A lagoa de Genipabu, cercada por dunas, é um cenário deslumbrante que vale cada selfie, cada pose, em um momento único e de puro êxtase. Seguindo pela praia de Genipabu, com suas jangadas, barracas, restaurantes e pousadas, o caminho leva a Barra do Rio para uma travessia em balsas rústicas pelo rio Ceará-Mirim, seguindo o passeio pelo litoral norte. Uma dica: mergulho em Maracajaú.

A praia de Genipabu tem uma ótima estrutura com pousadas, restaurantes, barracas à beira-mar e lojas de artesanato cheias de novidades. O passeio nas dunas de Genipabu é pura emoção!

Por: José Maria Pinheiro – DRT 2001-RN

Fotos: Canindé Soares