Patrimônio histórico e artístico do Brasil, é uma edificação militar localizada na barra do Rio Potengi, local escolhido estrategicamente pelos portugueses, seusconstrutores. Recebeu esse nome devido à data de sua fundação, em 6 de janeiro de 1598, dia dos Reis Magos.

Essa bela fortificação apresenta o formato arquitetônico de uma estrela de cinco pontas, além de estratégico, reporta também à simbologia dos três Reis Magos. Foi invadida pelos holandeses em 1633, que por lá permaneceram durante 21 anos, durante esse período teve o seu nome mudado para castelo de keulen, posteriormente foi retomada pelos portugueses.


Do mesmo modo que em suas paredes está impregnado o óleo de baleias misturado à areia e conchas do mar, está também a história vivenciada pelos ilustres que por lá passaram, entre eles militares, índios, escravos, prisioneiros, artistas e personalidades importantes de nossa história.
A imponente estrela brilha aos olhos de quem ver e ainda cumpre o seu papel de baluarte guardião da capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal.

Por Meirefran Silva,
Turismóloga do Guia Natal e parte dessa história.

Fotos: Canindé Soares